TEMA DA REDAÇÃO DO ENEM 2012

07/03/2012

TEMA DA REDAÇÃO DO ENEM 2012

Redação do Enem 2012: Desde o ano em que foi criado (1998), o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) apresenta uma temática específica para a redação. É importante deixar claro que este artigo sobre temas de redação ENEM 2012, não irá afirmar qual será o tema deste ano, visto que as provas são guardadas em sigilo até os dias de aplicação.

Desde quando o Enem passou a ter um novo formato foram propostos tais assuntos para os alunos desenvolverem seus textos: O indivíduo frente à ética nacional (2009); O trabalho na construção da dignidade humana (2010); Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado (2011). É exigido do candidato um texto dissertativo-argumentativo, onde deve ser exposta uma solução para o eventual problema apresentado. Organizando a redação com título, introdução, desenvolvimento e conclusão, é necessário utilizar a criatividade aliada à informação, defendendo de maneira consistente a proposta apresentada.

O tema da redação do ENEM 2012 será apresentado junto de uma coletânea de textos apresentada no enunciado da prova. Esses textos não estarão ali por acaso, muito pelo contrário, quem souber utilizar as ideias fazendo observações sobre os fatos e/ou estatísticas, aliando a dados que tenha em mente, conseguirá desenvolver sua dissertação de forma bem consistente. Por isso, é essencial que o estudante pratique o hábito da leitura quando estiver se preparando para o Exame.

Seguindo a mesma orientação das edições anteriores, o tema da redação ENEM 2012 também deverá cobrar o raciocínio, reflexão e análise crítica das pessoas frente a situações sociais e humanísticas. É importante tentar ser diferente da maioria daqueles que sempre fazem o arroz com feijão (o básico). Tempere seu texto com carinho, apresentando sua posição crítica com firmeza e se baseando em argumentos que demostrem sua preocupação com os valores humanos na sociedade.

As provas exigem domínio da norma culta da língua portuguesa, construção e aplicação dos conceitos das várias áreas do conhecimento, processamento de dados apresentados em diferentes formas, relação de informações na construção de argumentos consistentes, e demonstração dos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os direitos humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Lembrando que as redações devem conter um número mínimo de 7 linhas e máximo de 30 linhas, além de serem escritas com caneta esferográfica preta feita de material transparente. A prova possui um espaço reservado ao rascunho, portanto, não deixe de utilizá-lo antes de passar o texto a limpo.

Continue acompanhando nosso site e se prepare para o ENEM 2012. Sempre colocamos dicas e informações importantes sobre as provas. Tenha ânimo e bons estudos!

Previous post:

Next post: