SISU 2012: INSCRIÇÕES E NOTAS DE CORTE

07/01/2012

SISU 2012: INSCRIÇÕES E NOTAS DE CORTE

Estão oficialmente abertas as inscrições do SiSU 2012 – Sistema de Seleção Unificada que visa selecionar candidatos para vagas em cursos superiores em universidades federais e institutos federais de educação. São ao todo mais de 108 mil vagas em cursos superiores em universidades federais de todo Brasil. O período de inscrição do SiSU 2012 vai até o dia 12/01/2012 (quinta-feira) às 00h.

O processo de inscrição no SiSU 2012 envolve algumas peculiaridades para os quais o estudante deve ter atenção. A primeira delas é que não basta apenas se inscrever no SiSU, é necessário que o estudante retorne várias vezes ao sistema através do Site do SISU para fazer o acompanhamento de sua inscrição. O estudante deverá acompanhar junto ao sistema as atualizações das nota de corte do SiSU 2012 para os cursos que escolheu. A nota de corte representa a nota mínima que dará ao estudante a aprovação no curso escolhido.

Para se inscrever no SiSU 2012, é necessário ter em mãos o número de inscrição e a senha do Enem 2011. Se você esqueceu a sua, veja aqui como recupera-lá. Logo em seguida o SiSU 2012 solicitará atualização de seus dados, como telefone e e-mail de contato. Após isto tem início o processo das inscrições onde o estudante deverá fazer suas escolhas definindo a primeira e a segunda opção de curso. Os processos são idênticos, começando pela primeira opção de curso no SiSU.

Ao fazer a inscrição na primeira opção de curso, o estudante poderá pesquisar no sistema por localidade, por instituição ou pelo curso pretendido. como resultado o sistema apresentará uma lista de acordo com as preferências do candidato juntamente com sua nota, já calculada, para cada modalidade. As modalidades possíveis de vagas para cada curso/instituição são vagas de ampla concorrência e vagas de ações afirmativas. As ações afirmativas dizem respeito à política de cotas adotada por cada instituição, podendo ser raciais ou sócio-econômicas.

Em seguida é feita a confirmação da inscrição na opção de curso juntamente com a apresentação dos documentos exigidos para efetivação da matrícula, que deverá ser efetuada diretamente na instituição do curso, caso o estudante seja selecionado atingindo nota superior ou igual à da nota de corte.

O resultado do SiSU 2012 sairá no dia 15/01/2012, quando será divulgada a relação de aprovados no sisu na primeira chamada. O período de matrícula da primeira chamada se dará nos dias 19 e 20 de janeiro. Já a segunda chamada será no dia 26/01/2012 com matrículas ocorrendo nos dias 30 e 31 de janeiro. Se sobrarem vagas após estes dois processos, será aberta uma lista de espera, para a qual os candidatos deverão se inscrever entre os dias 26/01/2012 e 1º/02/2012.

Previous post:

Next post: