REDAÇÃO DO ENEM 2011

14/08/2011

REDAÇÃO DO ENEM 2011 - ENEM 2012

Faltando poucos dias para a prova do Enem é importante colher algumas dicas sobre a Redação do Enem 2011. Um estudo dirigido preparatório focado no Enem, além dos assuntos e dos conteúdos cobrados no Enem 2011, deve incluir uma atenção especial sobre como fazer uma boa redação do Enem.

Leia este artigo até o final pois todos os links recomendados estarão no final do texto. Não se esqueça de curtir e recomendar este artigo no Facebook e no Google+.

A redação do Enem 2011 é parte essencial na estrutura da prova. Integra a competência de área inscrita em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Sua função, portanto, é avaliar os cinco eixos cognitivos principais do Enem cobrados de cada participante.

INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO DO ENEM

A redação do Enem 2011, tal como toda prova, deve ser confeccionada com caneta esferográfica de tinta preta. O texto da redação deve ser dissertativo-argumentativo e, quanto ao estilo, integralmente em texto em prosa. A redação deve conter mais de 7 e, no máximo, 30 linhas. O rascunho deve ser feito em espaço próprio sem invadir a área reservada para a redação. Deve-se prestar especial atenção em alguns ítens específicos das instruções acima:

Primeiro. O que é um texto dissertativo-argumentativo? Quanto ao objetivo, uma dissertação é um texto expositivo e organizado de idéias, cuja função linguística é o desenvolvimento de raciocínios e análise de contextos, dados e fatos. Quanto à estrutura, uma dissertação deve ser dividida em introdução, desenvolvimento e conclusão, traçadas de maneira progressiva e obedecendo a uma sequência lógica. Devem ser apresentados argumentos que corroborem o ponto de vista exposto. A correta observância do conjunto dessas características resultarão no estilo de texto em prosa.

Segundo. A observância à norma culta da língua portuguesa deve ser respeitada. Erros de qualquer tipo vão custar caro na somatória final dos pontos da redação. Importante salientar que no Enem 2011 ainda não será obrigatória a utilização das regras definidas pelo novo acordo ortográfico da lingua portuguesa, para os países lusófonos, que apenas serão cobradas no Enem 2013.

Terceiro. De acordo com o Edital do Enem 2011 não é permitido o uso de lápis, borracha ou lapiseira. Portanto habitue-se a fazer o rascunho da redação a caneta. Quanto à caneta, não basta que a mesma seja de tinta de cor preta. Ela deve ser feita de material transparente, conforme a imagem trazida como exemplo abaixo:

A caneta ideal para fazer a redação e a prova do Enem 2011 deve ser semelhante à apresentada acima. Já canetas semelhantes às apresentadas abaixo NÃO SERVEM para fazer a prova, tampouco a redação do Enem 2011, mesmo se forem de tinta preta, pois serão barradas pela organização de acordo com o Edital (Item 6.5). Certifique-se de lembrar disso.

canetas que não servem para o enem

Falaremos agora sobre as capacidades que devem ser demonstradas pelos participantes  na redação Enem 2011. Todas as competências apresentadas abaixo estão descritas na matriz de referência do Enem 2011 referente a Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Na redação os estudantes deverão demonstrar as seguintes competências:

  1. Quanto ao domínio da norma culta da língua portuguesa – a capacidade de dominar linguagens;
  2. A capacidade de construção e aplicação de conceitos, articulando as diversas áreas de conhecimento para compreensão de fenômenos naturais, processos histórico-geográficos, produção tecnológica e das manifestações artísticas – capacidade de compreensão de fenômenos;
  3. Se o participante consegue selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações para tomada de decisões – capacidade de enfrentar situações-problema;
  4. Como o participante consegue relacionar informações, representadas em diferentes formas e conhecimentos disponíveis em situações concretas – capacidade de construir argumentação;
  5. De que forma o participante recorre aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural – capacidade de elaborar propostas.

Ou seja, conhecimentos secos ou o simples decoreba de conceitos, normas ortográficas e gramaticais de nada servirão ao participante para que ele tenha sucesso na redação do Enem 2011. Se não souber utilizar estes conhecimentos de forma prática para o enfrentamento de situações cotidianas, não alcançará boa nota na redação do Enem.

POSSÍVEIS TEMAS DA REDAÇÃO DO ENEM 2011

O estudo dos temas que serão cobrados na Redação do Enem 2011, assim como em toda prova em si, vão além da simples abordagem de que os temas do Enem são assuntos veiculados em sites, jornais, revistas e televisão.

No Enem 2009 o tema a ser abordado na redação foi “O indivíduo frente à ética nacional”. Já no Enem 2010, o tema da redação foi “O Trabalho na Construção da Dignidade Humana”. Ainda no mesmo Enem 2010, aplicado para pessoas em privação de liberdade o tema foi “Ajuda Humanitária”. Analisados os três temas, uma característica importante aparece bem nítida em todos eles: A forte preocupação social e humanística.

É sobre este aspecto que os candidatos deverão utilizar as competências avaliadas no Enem descritas anteriormente: Capacidade de compreender um fato de grande relevância social, capacidade de enfrentar situações-problema em torno do tema e capacidade de elaborar propostas e compreender os fenômenos sociais que se apresentam por trás dos fatos relativos ao tema respecitando valores humanos e a diversidade sóciocultural.

Como os temas são sempre de grande relevância social e de forte impacto nacional, os fatos serão situações que tiveram repercusão jornalística em todas as mídias. Contudo, o candidato não deve se ater apenas às abordagens feitas pela imprensa para embasar seu argumento. É imperioso apresentar uma posição crítica sobre os fatos e se basear em argumentos que não descuidem da preocupação com os aspectos sociais e valores humanos.

LEITURAS RECOMENDADAS

Adicionalmente, para ajudar a completar a preparação sobre a Redação do Enem 2011, recomenda-se as seguintes leituras:

Se você gostou, não se esqueça de curtir e recomendar este artigo no Facebook e Google+.

Previous post:

Next post: