PASSAR NO ENEM 2011: QUANTOS PONTOS NOTA E MÉDIA NECESSÁRIOS

25/12/2011

PASSAR NO ENEM 2011

Passar no Enem 2011 e no Enem 2012. Afinal, quantos pontos, nota ou média são necessários para passar no Enem 2011? Muitos estudantes ainda estão com esta dúvida na cabeça apesar de já terem em mãos seu resultado do Enem 2011 (clique aqui para saber como ver seu resultado). Antes de responder a esta questão é conveniente lembrar como é a estrutura da prova do Enem e o que é necessário fazer para obter uma boa nota.

QUANTOS PONTOS SÃO NECESSÁRIOS PARA PASSAR NO ENEM 2011?

Estrutura

Estamos calejados de saber que o ENEM 2011 e o ENEM 2012 são e serão estruturados por 4 áreas de conhecimento (linguagens e códigos, matemática, ciências humanas e ciências da natureza – todas com suas respectivas tecnologias), áreas estas que englobam os componentes curriculares do ensino médio (português, matemática, história, geografia, biologia, etc.) e a bendita redação. Ou seja, perfazendo todo o Exame Nacional do Ensino Médio, o candidato recebe como resultado cinco notas diferentes para correspondentes às quatro áreas de conhecimento mais a redação. Esta pontuação gradua-se de 0 a 1000 pontos possíveis.

Notas

Entendido como é a estrutura do Enem 2011, para fazer o mesmo em relação à nota e sua representação será necessário um pouco mais de esforço. O Resultado individual do Enem é um resultado de um cálculo estatístico não tão simples de entender. Dizer somente que a nota do Enem é calculada com base na TRI – Teoria da Resposta ao Item, abre um universo maior de dúvidas do que de respostas em si. A nota do Enem é calculada através de desvio padrão. Desvio padrão é uma medida de dispersão dos valores de uma distribuição normal em relação à sua média. Veja aqui algo mais aprofundado sobre isso.

Para simplificar o máximo possível e trazer luz ao invés de trevas, a nota do Enem 2011 é a representação de como seu nível de conhecimento está situado em relação à média dos demais estudantes brasileiros em nível de ensino médio. Ou seja, a nota do Enem depende de você, do ensino médio brasileiro e do universo de estudantes testados e pré-testados, já que os itens do Enem passam por uma pré-checagem de nível de dificuldade, como no episódio em que ocorreu este último vazamento de questões no colégio do Ceará. Por isso que é possível saber, de antemão, que nenhum estudante vai tirar nota 1000 nas provas objetivas, exceto na redação.

Como saber se passei no ENEM 2011?

Esta é uma boa hora para esclarecer este equívoco, pois muitos procuram saber quantos pontos são precisos para passar no Enem 2011, pois não se trata de passar no Enem 2011, mas sim de ser selecionado no SiSU, no Prouni, no FIES ou na certificação do ensino médio, pois é para isto que a nota do Enem serve. No geral, 500 pontos em cada prova é um bom ponto de partida para qualquer um desses objetivos. Então vejamos, objetivamente, caso a caso:

1) Para ser selecionado no SISU, que significa obter uma vaga em uma universidade federal você deve ter a média mais alta possível, utilizando como base as cinco notas do resultado do Enem. No SiSU, cada Universidades define como será feito o cálculo dessa média e isso é feito automaticamente pelo sistema. Em geral elas somam as notas e dividem por 5, mas dependendo do curso pode haver peso adicional para algumas das provas ou para a redação. Por exemplo, num curso que atribui peso 2 para matemática, some a nota das 4 provas mais duas vezes a nota da matemática e divida por 6. Veja mais sobre SiSU aqui.

2) Para ser selecionado no Prouni 2012 o processo é mais simples pois o cálculo da média necessária já está definido. Você deve somar as cinco notas e dividir por cinco obtendo média superior a 400 pontos. A redação não poderá ter nota zero. Veja mais sobre Prouni aqui.

3) Para quem completou o ensino médio após 2010 e deseja se inscrever no FIES 2012 precisa apenas do resultado do Enem não nulo em todas as provas, não há uma média específica definida. Veja mais sobre Fies aqui.

4) Para obter o Certificado de Conclusão do Ensino Médio é necessário de nota mínima 400 pontos em cada prova objetiva e pontuação mínima 500 na Redação. É necessário ter feito a opção pela certificação de ensino médio no ato da inscrição do Enem. Quem emite o certificado são as secretarias estaduais de ensino ou as demais instituições credenciadas. O estudante deve se dirigir até a secretaria estadual de ensino para requerer o certificado. Veja mais sobre Certificado do Ensino Médio aqui.

Esperamos que estas informações tenham sido úteis e que todas as dúvidas sobre quantos pontos são necessários para passar no Enem 2011 e Enem 2012 tenham sido esclarecidas. Caso contrário, deixe um comentário, que será respondido nas próximas publicações. Para informações sobre o Enem 2012 veja aqui.

Previous post:

Next post: