Como passar no ENEM 2013

18/10/2013

Como passar no ENEM 2013

Como passar no ENEM 2013? Essa é uma pergunta feita pela maioria dos estudantes que vão participar da próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio. As provas serão aplicadas em poucos dias, portanto, ainda resta pouco tempo para estudar bastante e mandar bem nesse grande teste.

Antes de qualquer coisa, é importante deixar claro que a expressão “passar no ENEM”, comumente usada, se refere à conquista do estudante com a nota que alcançou no Exame. Com o resultado do ENEM 2013, por exemplo, será possível participar do Programa Universidade para Todos (ProUni), do Sistema de Seleção Unificada (SISU), do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), além de obter o certificado de conclusão do ensino médio.

O segredo para conseguir um desempenho que permita a participação em qualquer um dos programas existentes é manter o foco em seus objetivos, preparar-se com mentalmente e fisicamente para a maratona de provas.

Outra dica importante é separar desde já documento de identidade, lanche, água, canetas esferográficas de tinta cor preta e indicação do Local de Prova. Para este último, basta visitar o site do INEP através do endereço http://sistemasenem2.inep.gov.br/localdeprova/.

Qual a nota mínima do ENEM 2013?

Para participar dos programas do Governo Federal é exigido um desempenho mínimo do candidato. Avaliada pelo método da TRI (Teoria de Resposta ao Item), a correção das provas do ENEM leva em conta o grau de dificuldade das questões e seus resultados tentam não beneficiar os famosos chutes. Portanto, é comum vermos notas diferentes entre candidatos que acertaram o mesmo número de questões. Entenda mais sobre o assunto acessando o guia do participante no portal do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

A nota mínima para participar do ProUni 2014 é de 450 pontos na média geral, mas a pessoa não pode ter tirado zero na redação. No processo seletivo do SISU 2013 algumas instituições poderão exigir um desempenho mínimo, e as notas serão calculadas levando em conta o resultado conquistado nas áreas de conhecimento, podendo ser atribuídos pesos diferentes de acordo com o curso escolhido.

Para se inscrever no FIES, o estudante precisa ter realizado o Exame de 2010 ou ano posterior. O desempenho mínimo para conseguir o certificado de conclusão do ensino médio ENEM 2013 é de 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento das provas, além de 500 pontos na redação.

E para você que vai tentar o próximo Exame, o Site do Enem desenvolveu o CD-Rom apostila digital ENEM, que contém tudo o que você precisa para se preparar de verdade. Adquira já o seu produto e comece um estudo de qualidade!

Previous post:

Next post: