NOTA DO ENEM 2012

16/09/2012

NOTA DO ENEM 2012

A nota do ENEM 2012 vale apenas para 2013? Ao tratar do Enem, a resposta dessa pergunta pode não ser a mesma para os diferentes programas de educação do Governo Federal. Nosso objetivo, com este artigo, é esclarecer tal dúvida que é comum entre os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio.

O resultado do ENEM 2012 depende única e exclusivamente da capacidade e preparação de cada candidato. Com a nota do Exame é possível se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SISU), no Programa Universidade para Todos (PROUNI), no Fundo de Financiamento ao Estudante (FIES), no Ciência sem Fronteiras e, além disso, conseguir o certificado do ensino médio ENEM 2012.

Os participantes poderão utilizar o nota do ENEM 2012 para se inscrever no processo seletivo do SISU 2013, onde são selecionados os que tiverem melhor aproveitamento durante as provas, com o objetivo de preencher as vagas ofertadas em Universidades Federais do país. As inscrições para o SISU 2013 começam logo depois de serem divulgados os resultados individuais do ENEM 2012.

Quem pretende conseguir bolsas de estudo em instituições privadas do ensino superior deve utilizar a nota do ENEM 2012 para fazer a inscrição no PROUNI 2013. O Programa Universidade para Todos oferece bolsas integrais e parciais (50%) em inúmeros cursos de várias universidades, centros universitários e faculdades brasileiras. As inscrições do PROUNI e SISU são feitas via internet, nos sites oficiais dos programas, no início de cada semestre.

Se a resposta da pergunta feita no início deste texto é “sim” para o Sistema de Seleção Unificada e para o Programa Universidade para Todos, ela é diferente para o Fundo de Financiamento ao Estudante e para o Ciência sem Fronteiras.

As inscrições para o FIES exigem a participação dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio de 2010 ou ano posterior. Para tentar fazer um contrato de financiamento do curso superior, a pessoa precisa acessar o Sistema Informatizado SisFIES, na internet.

O programa Ciência sem Fronteiras é destinado aos alunos de graduação e pós-graduação, disponibilizando intercâmbios com sistemas educacionais do exterior. Para se inscrever no programa, é necessário apresentar média mínima de 600 pontos no ENEM, em qualquer edição a partir de 2009.

A certificação do ensino médio é concedida aos candidatos com aproveitamento necessário para tal finalidade (400 pontos), que deve ser informada no ato da inscrição do ENEM.

As notas do ENEM 2012 serão divulgadas através do site do INEP http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/. Mantenha o foco no seu objetivo e boa sorte!

Previous post:

Next post: