MELHORES ESCOLAS DO ENEM 2011

22/09/2011

MELHORES ESCOLAS DO ENEM 2011

O ranking das melhores escolas do Enem 2011, convencionalmente assim chamado pela mídia, foi divulgado nos últimos dias provocando, mais uma vez, grandes debates sobre o Enem e sua importância. Restando poucas semanas para a data do Enem 2011, que será realizado nos dias 22 e 23 de outubro, muitas questões foram levantadas acerca das médias do Enem por escola e as diversas classificações feitas a partir delas.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 e concebido para ser uma ferramenta de avaliação da qualidade do ensino de escolas públicas e privadas do Brasil, com objetivo de propor melhorias estruturais na educação brasileira. De lá para cá, até chegar à prova do Enem 2011, com as mudanças acrescentadas a partir de 2009 com o Novo Enem, os resultados do Enem passaram a ter maior importância, ultrapassando até mesmo sua função primordial de medir o nível de qualidade da educação no Brasil.

A divulgação das médias do Enem 2011 por escola pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostra um panorama aberto a questionamentos acerca das várias interpretações feitas a partir dessas médias. O próprio INEP faz diversas ressalvas acerca das ponderações feitas com base nas médias do Enem. O INEP evita, por exemplo, fazer comparações de médias por região, estados e municípios, uma vez que nenhum estudante é obrigado a fazer inscrições para o Enem. Ressalta-se que o desempenho médio poderia ser diferente se caso todos os estudantes fossem obrigados a participar do Enem.

Ainda sim o Enem 2011 precisa cumprir o seu objetivo inicial de medir a qualidade do ensino nas escolas. Para isso, sem dúvidas deve haver um índice. Por conta disso o INEP definiu novos critérios para a divulgação das médias, tornando possível avaliar as melhores escolas do Enem 2011.

Melhores escolas Enem 2011

Assim, para que fosse possível definir as melhores escolas do Enem 2011, foram criados quatro grupos de escolas possíveis com base na taxa de participação de estudantes no Enem de cada escola. O primeiro grupo é composto por escolas com taxa de participação superior a 75% de estudantes no Enem. O grupo dois com taxa de participação entre 50% e 75%. O grupo três com taxa de participação entre 25% e 50% e o quarto grupo de escolas com até 25% de taxa de participação de estudantes no Enem.

Feitas todas as ressalvas possíveis, o INEP considera que a divulgação das médias das melhores escolas do Enem 2011 importante elemento favorável à melhoria da qualidade do ensino no Brasil, chamando a atenção da sociedade para o debate das condições necessárias para uma educação melhor no Brasil.

Veja abaixo as melhores escolas do Enem 2011 na atualidade, segundo o ranking das escolas no Enem divulgado pelo MEC com base na nota resultado do Enem 2010.

  1. Colégio São Bento – RJ
  2. Dom Barreto – PI
  3. Vértice – SP
  4. Colégio Bernoulli – MG
  5. Colégio Santo Antônio – MG
  6. Cruzeiro-Centro – RJ
  7. Educandário Maria Goretti – PI
  8. Aplicação da UFV – Coluni – MG
  9. Santo Agostinho – NL –RJ
  10. Colegium – MG

Para visualizar as médias do Enem por escola, visite a página do INEP no seguinte endereço http://sistemasenem2.inep.gov.br/enemMediasEscola/.

Previous post:

Next post: