ISENÇÃO ENEM 2012

22/04/2012

ISENÇÃO DE TAXA DO ENEM 2012

Se você tem dúvidas sobre como pedir Isenção Enem 2012, abaixo acabaremos com algumas delas, explicando como declarar carência, solicitar o não pagamento da taxa ou até mesmo instruir como imprimir o boleto do Enem 2012 e efetuar o pagamento deste, se for o caso.

As inscrições do Enem 2012 estarão disponíveis possivelmente entre o final do mês de maio e a metade do mês de junho, como aconteceu em edições anteriores. É necessário estar atento para não perder este prazo. Milhares de estudantes deixam escapar a oportunidade de ser selecionados em universidades Públicas e de concorrer a bolsas em Instituições de Ensino particulares justamente por que perdem o prazo de inscrição.

Se você está cursando o último ano do ensino médio em escola de ensino público, não se preocupe com o pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio, pois aqueles que concluem o ensino médio este ano estão automaticamente isentos e não precisam pedir isenção Enem 2012.

Caso você não se encaixe na situação acima lhe restam duas possibilidades: Declarar Carência no Enem 2012 pedindo isenção ou imprimir o boleto, pagando a taxa de inscrição do Enem, no valor de R$ 35,00, que deverá ser o mesmo das edições anteriores.

Aqueles que declararem que não têm condições de pagar a taxa de inscrição também serão isentados após análise. Para isso o estudante deve clicar no botão Declarar Carência no momento em que efetua sua inscrição no Enem. Depois deve clicar em Li e Concordo com a declaração. A partir daí o pedido será analisado pelo Inep, de acordo com as informações dadas no ato da inscrição, e o estudante deverá acessar posteriormente a Página de Acompanhamento e inserir número de inscrição e senha para conferir se seu pedido foi deferido ou não. Se for deferido, está isento, se for indeferido, deverá imprimir e pagar o boleto até seu vencimento.

Caso você não consiga isenção no Enem 2012 e teve pedido indeferido pela análise do Inep, deverá imprimir o boleto e pagar a taxa de inscrição do Enem 2012 até seu vencimento. O boleto estará disponível durante todo o período de inscrições.

Se o pagamento não for efetuado a inscrição não será efetivada e o estudante será automaticamente excluído do ENEM 2012. Vale ressaltar que, para fazer a prova, não é necessária a apresentação de boleto pago nem de documento que comprove seu pedido de isenção. Leve apenas o Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem 2012 e documento oficial com foto.

Previous post:

Next post: