INSCRIÇÕES PROUNI 2012

11/01/2012

INSCRIÇÕES PROUNI 2012

Inscrições Prouni 2012: O Ministério da Educação (MEC) divulgou o calendário de inscrições do Prouni 2012 com a data de início das inscrições e divulgação dos selecionados do Prouni 2012. Com informações do MEC, o Prouni 2012 pretende oferecer este ano mais de 195 mil bolsas de estudos em cursos superiores em todo Brasil. O Prouni 2012 tem como objetivo conceder a estudantes que preenchem os requisitos bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais em instituições privadas de ensino superior.

O Prouni 2012 referente ao primeiro semestre deste ano terá apenas um período de inscrições, segundo o calendário divulgado pelo MEC. As inscrições terão início no dia 14/01/2012 (sábado) a partir das 00h, com a liberação do Sistema Informatizado do Prouni (SISPROUNI) para estudantes de todo Brasil e vão até o dia 19 de janeiro.

O Resultado do Prouni 2012 será divulgado no dia 22/01/2012 (domingo), com a divulgação da primeira chamada. Na segunda-feira seguinte os candidatos selecionados deverão comparecer junto às instituições de ensino superior para o qual foram selecionados até o dia 01º/02/2012 para efetuar a comprovação das informações prestadas bem como a seleção interna e matrícula.

A segunda chamada ocorrerá no dia 07/02/2012 (terça-feira) devendo os estudantes pré-selecionados efetuar os mesmos procedimentos junto à instituição de ensino do curso para o qual se inscreveu.

Só poderão participar do Prouni 2012 os estudantes que prestaram o Enem 2011 obtendo média superior a 400 pontos somando as cinco notas que compõe o Resultado do Enem 2011 dividindo o total por cinco. Adicionalmente, o candidato não pode ter nota zero na redação.

Tendo feito o Enem 2011, o candidato precisa ainda estar dentro das condições de renda familiar estabelecidas legalmente para participação no Prouni 2012, a depender da modalidade de bolsa para o qual foi escolhido. Para concorrer a bolsas do Prouni integrais, que dão direito a 100% do valor da mensalidade do curso, o estudante deverá ter uma renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa da família. Para bolsas de estudos parciais de 50% do valor da mensalidade o valor da renda familiar per capta deve ser de no máximo três salários mínimos por pessoa.

Estes são os critérios globais para as inscrições do Prouni 2012. Somado a eles, cada participante deverá satisfazer pelo menos uma das condições abaixo para a aprovação de sua inscrição:

  • concluiu o ensino médio completo em escola pública;
  • concluiu o ensino médio completo em instituição privada como bolsista integral;
  • cursou o ensino médio de maneira mista, em escolas públicas e privadas, mas foi bolsista integral quando na instituição privada;
  • é portador de deficiência;
  • é professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício da educação básica (neste caso, não será exigido o critério de renda familiar per capita).

Para se inscrever no Prouni 2012, visite o site http://siteprouni.mec.gov.br.

Previous post:

Next post: