INSCRIÇÕES ENEM 2012

04/04/2011

Inscrições Enem 2012: Os candidatos a uma vaga em universidades públicas federais e estaduais ou bolsa de estudos do Prouni, ou ainda a financiamento do FIES, que pretendem prestar o Enem 2012 devem ficar atentos ao novo calendário de inscrição do Enem que será divulgado pelo MEC – Ministério da Educação (www.mec.gov.br). De acordo com a notícia divulgada pelo INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, serão realizadas duas edições anuais do Enem a partir de 2012. De acordo com o calendário anterior do Enem, as inscrições eram realizadas anualmente entre os meses de junho e julho.

Prova Enem 2012Com o novo formato do Enem 2012 inscrições, realizado 2 vezes por ano, teremos 2 períodos distintos de inscrição, sendo um no meio do ano no mês de julho e outro no início do ano, provavelmente em janeiro. Desta forma haverá tempo hábil para que o INEP faça o processamento e elaboração das provas do Enem, confirmação do pagamento das taxas de inscrição e envio dos comprovantes de inscrição contendo endereço do local de prova aos candidatos.

A intenção do MEC e do INEP é minorar os problemas ocorridos nas edições anteriores do Enem que apresentaram diversas falhas na organização e na segurança das provas e gabaritos. Em 2009 houve o episódio do roubo das provas do Enem, ocorrido na gráfica responsável pela impressão dos cadernos de provas do Enem.

Enem 2012 Inscrições

Para fazer sua Inscrição do Enem 2012, basta acessar o site do INEP através do endereço eletrônicos www.enem.inep.gov.br e preencher os formulários de inscrição, imprimir a GRU da taxa de inscrição, realizar o pagamento e aguardar sua confirmação. A taxa de inscrição é de R$ 35,00, sem previsão de reajuste.  Estudantes que concluíram o ensino médio em escola pública estão automaticamente isentos do pagamento da taxa. São necessários RG e CPF para fazer a inscrição do Enem.

 Além de concorrer por vagas em Universidades Federais, o estudante que realiza o Enem 2012 tem direito de concorrer a uma das bolsas do Prouni – Programa Educação Para Todos, bem como de pleitear pelo financiamento do Fies – Fundo de Financiamento do Ensino Superior, ambos em instituições de ensino privadas. Estudantes que ainda não concluíram o ensino médio e têm mais de 18 anos também estarão aptos a obter o Certificado de Conclusão do Ensino Médio através do Enem 2012. Para isto basta que o estudante alcance a média necessária nas provas do Enem bem como na redação.

Previous post:

Next post: