GABARITO ENEM 2011 PROVA ROSA, AZUL, BRANCA, CINZA E AMARELA

12/10/2011

GABARITO ENEM 2011

Hoje falaremos sobre o Gabarito do Enem 2011 e a estrutura das provas do exame, identificadas pelas cores rosa, azul, branca e amarela. Falta pouco para o Enem 2011 e crescem ainda mais as expectativas dos participantes que farão as provas do Enem nos dias 22 e 23 de outubro de 2011 a partir das 13 horas. Neste momento os participantes estão empenhados nos últimos preparativos para realizar uma boa prova do Enem 2011 por isso é importante conhecer melhor a estrutura do caderno de provas, folha de respostas e gabarito do Exame.

Desde a sua reformulação em 2009, o Enem assumiu uma nova estrutura passando a contar com 180 questões distribuídas em quatro áreas de conhecimento que englobam as matrizes curriculares do ensino médio: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física, Tecnologias da Informação e Comunicação, Matemática, História, Geografia, Filosofia e Sociologia, Química, Física e Biologia. A redação compõe a parte discursiva do Enem 2011.

Veja os gabaritos do primeiro dia de provas, elaborados a partir de correções independentes feitas por professores de cursos especializados no artigo http://www.sitedoenem.org/gabarito-do-enem-2011-primeiro-dia-de-provas.html.

Nesta estrutura, o gabarito do Enem 2011 das provas objetivas contará com respostas para 45 questões de cada área de conhecimento. Para cada uma das questões objetivas, são apresentadas 5 opções, identificadas com as letras A, B, C, D e E, onde apenas uma responde corretamente à questão que deve ser marcada no cartão-resposta. No primeiro dia do Enem 2011 são realizadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No segundo dia do Enem, são realizadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias.

Para aumentar a segurança do Enem 2011 e evitar colas, cada caderno de provas do Enem possui quatro versões diferentes identificadas através de suas respectivas cores. Geralmente o Enem utiliza as cores Rosa, Azul, Branca e Amarela no primeiro dia, e Rosa, Amarela, Azul e Cinza no segundo dia. Tão logo o participante recebe o caderno de questões, deve imediatamente identificar e marcar a cor correspondente ao caderno de questões no cartão-resposta.

De acordo com o Edital, o Gabarito Enem 2011 será divulgado no dia 26/10/2011 (quarta-feira), três dias após o encerramento do exame. A divulgação do gabarito do Enem 2011 seguirá a mesma estrutura de cores dos cadernos de provas da seguinte forma:

GABARITOS DE SÁBADO:

  • Prova Rosa
  • Prova Amarela
  • Prova Azul
  • Prova Branca

GABARITOS DE DOMINGO:

  • Prova Rosa
  • Prova Amarela
  • Prova Azul
  • Prova Cinza

Este ano o INEP cercou-se de muitas garantias para que não ocorram os mesmos problemas do Enem 2010 contratando, inclusive certificação do INMETRO para todas as etapas do Enem 2011. Entre os problemas identificados nos cadernos de provas e gabaritos, haviam questões repetidas e faltosas, bem como cabeçalhos trocados nas folhas de respostas da prova amarela.

Previous post:

Next post: