ENEM 2012: Tudo Sobre o Enem 2012

29/03/2011

ENEM 2012: Este artigo pretende fornecer informações importantes àqueles que projetam para o futuro se inscrever e fazer as provas do ENEM 2012 – Exame Nacional do Ensino Médio do ano de 2012.

Dentre os temas do ENEM 2012 que discutiremos nesta publicação, falaremos do que se espera para o processo de inscrições do Enem 2012. Falaremos ainda sobre o que estudar, o que efetivamente vai cair na prova do Enem e quais Universidades e cursos utilizarão suas notas e resultados, além dos programas do Governo Federal e do Ministério da Educação (MEC) cujo acesso depende exclusivamente da Nota do Enem.

Em síntese, pretende-se que este material seja um guia de primeira hora para os estudantes que estejam ou não cursando o ensino médio e já veem no horizonte a influência do Enem 2012 na definição de seu futuro acadêmico e profissional e, desde já, desejam estabelecer cronograma e metas de estudos para, literalmente, arrebentar no resultado do Enem 2012.

Enem 2012 Estudantes

A organização do Enem 2012 é de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que tem como principais atribuições elaborar as questões do Enem, coordenar todo processo de inscrição na Internet, contratar mediante licitação os serviços gráficos para impressão dos cadernos de provas, organizar a logística de distribuição e aplicação dos exames, efetuar a correção e divulgação dos resultados do Enem.

Quando o Enem foi criado em 1998, seu objetivo era apenas avaliar o nível de desempenho dos estudantes que concluíam o ensino médio, estabelecendo índices de qualidade para a educação e aperfeiçoamento da estrutura curricular do ensino médio. Hoje o Enem se consolidou tornando-se substituto ao vestibular, ferramenta importante na correção e aplicação de políticas afirmativas na educação.

De acordo com as regras atuais, as inscrições Enem 2012 tem início previsto para os meses de junho e julho de 2012. As inscrições são feitas exclusivamente pela Internet através do site do Inep www.enem.inep.gov.br. Ao efetuar a inscrição o estudante recebe um número de inscrição juntamente com uma senha os quais deverá memorizar e trazer consigo durante todo processo do Exame. RG e CPF são documentos obrigatórios para participar do Enem.

Após o pagamento da taxa de inscrição no valor atual de R$35,00 o candidato recebe um comprovante de inscrição. Depois disso o INEP disponibiliza o Cartão de Confirmação de Inscrição contendo local, data e hora de realização da prova do Enem cujo porte é obrigatório para ter acesso às salas de prova do Enem no dia do Exame.

Prova Enem 2012

O Enem 2012 terá o mesmo sistema de avaliação das edições anteriores, baseado na Teoria de Resposta ao Item (TRI). Através da TRI é possível avaliar o nível de conhecimento de candidatos que efetuem avaliações diferentes.

Prouni, Fies e a Certificação de Conclusão do Ensino Médio dependem da nota do Enem 2012. O Enem é o requisito principal para acesso aos programas sociais na área de Educação do Governo Federal.

Previous post:

Next post: