ENEM 2012: NOVAS REGRAS, CALENDÁRIO, INSCRIÇÕES E EDITAL

25/05/2012

ENEM 2012: NOVAS REGRAS, CALENDÁRIO, INSCRIÇÕES E EDITAL

As novas regras, calendário e inscrições do ENEM 2012: Aloizio Mercadante, ministro da educação no Brasil, falou sobre o novo edital do ENEM 2012, que será publicado hoje no Diário Oficial da União (DOU). No pronunciamento feito na tarde de ontem (24/05), Mercadante e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Luiz Claudio Costa, abordaram algumas mudanças que entrarão em vigor nesta edição do Exame Nacional do Ensino Médio.

Atualização: O Edital do Enem 2012 já foi publicado, veja a integra neste link.

O objetivo é que as novas alterações garantam mais segurança e transparência em todo o processo, desde as inscrições, até provas e resultado do ENEM 2012. A esperança é que o aumento do aperfeiçoamento e segurança tragam maior tranquilidade aos estudantes e suas famílias.

As principais mudanças que entrarão em vigor neste ano serão feitas na segurança e no sistema de avaliação das redações.

Mudanças na avaliação das redações do ENEM 2012:

Antes, os textos eram avaliados por dois corretores e cada um atribuía suas notas (de 0 a 1000), caso houvesse diferença de mais de 300 pontos nestas notas, um novo corretor avaliava a redação e atribuía um valor final.

Agora serão mantidos os dois corretores, mas a discrepância tolerada cai de 300 para 200 pontos. O terceiro corretor também irá avaliar a redação, caso sua nota se aproxime de uma das duas atribuídas anteriormente, será feita uma média aritmética simples para determinar o resultado final.

Uma novidade surge quando a nota do terceiro corretor apresenta a mesma discrepância com os dois primeiros. Neste caso, uma banca examinadora chegará a um valor final para a redação.

Outra novidade será na avaliação por competências. As redações são avaliadas em 5 competências diferentes, cada uma com valor de 200 pontos. Neste caso, se houver uma diferença maior que 80 pontos em qualquer uma das competências, o texto será corrigido pelo terceiro avaliador e, caso permaneça a mesma diferença, a banca entrará em ação.

Quem fizer o ENEM com o objetivo de obter a certificação do ensino médio terá que conquistar 450 pontos em cada área de conhecimento das provas objetivas, além de 500 pontos na redação.

Calendário do ENEM 2012:

As inscrições do ENEM 2012 serão realizadas entre os dias 28 de maio e 15 de junho. O pagamento das inscrições deverá ser efetuado até o dia 20 de junho. As provas do ENEM 2012 serão aplicadas nos dias 03 e 04 de novembro, a partir das 13 horas. O gabarito das provas será divulgado no dia 07 de novembro e o resultado estará disponível no dia 28 de dezembro (neste link).

A partir deste ano o Exame contará com um fortalecimento no banco de itens, que serão considerados e só poderão ser incluídos nas avaliações depois que passarem por um pré-teste.

O ENEM cresce cada vez mais. A última edição registrou 5,4 milhões de inscritos e a perspectiva é de que o ENEM 2012 registre de 5,8 a 6,1 milhões de inscrições.

Estudante, sua hora pode estar chegando. Prepare-se!

Compartilhe esta notícia do Enem com seus amigos!

Receba Atualizações sobre o Enem 2013 por E-mail.

Previous post:

Next post: