ENEM 2012 INSCRIÇÃO

04/02/2012

ENEM 2012 INSCRIÇÃO

Inscrição Enem 2012: O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2012) mexe com o coração de milhões de estudantes do Brasil. Não é por menos, pois o exame tem uma importância enorme no que diz respeito ao futuro dos estudos do aluno. Será através das inscrições do Enem 2012 que os estudantes concorrerão às vagas em instituições federais através do SiSU, e às bolsas oferecidas pelo Programa Universidade para Todos (PROUNI).

Update: O Calendário de inscrição do Enem 2012 foi anunciado pelo Ministério da Educação. Vai ter início em 28 de maio de 2012 (próxima segunda) e e término no dia 15 de junho de 2012. Leia aqui maiores informações.

Atualização: Segundo o calendário do Enem 2012 que já foi divulgado pelo MEC, as inscrições terão início no dia 28 de maio de 2012 (próxima segunda-feira), prosseguindo até o dia 15 de junho de 2012. Confira aqui maiores informações sobre as inscrições.

Após ganhar um novo formato, o ENEM passou a ter uma importância ainda maior. Essa pode ser uma das explicações para tantas confusões ocorridas nos últimos anos, como o roubo das provas da edição de 2009, erro nos gabaritos em 2010, e vazamento de questões do ENEM 2011. Mas todos nós sabemos que falta preparo e estrutura aos órgãos envolvidos em suas realizações são as melhores justificativas para tais absurdos.

Inscrições Enem 2012

No Enem 2012 novamente caberá ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao MEC, a responsabilidade pela organização de todo processo do Exame Nacional do Ensino Médio.

O INEP divulgou uma nota afirmando que ocorreriam duas provas do ENEM 2012, uma em abril e outra em outubro, com duas etapas de inscrições respectivas. No entanto, o Ministério da Educação – (MEC) no início deste ano cancelou esta expectativa. Somente a realização da prova do segundo semestre foi mantida, oficialmente definida para realizar-se nos dias 03 e 04 de novembro.

Desta forma, a previsão é de que a data das inscrições do Enem 2012 tenha início nos meses de maio ou junho de 2012, realizadas exclusivamente pela Internet a partir do site do INEP – http://enem.inep.gov.br/. Estimativas demonstram que o número de estudantes inscritos para o Enem 2012 deve superar os mais de seis milhões de participantes da edição anterior do exame.

A taxa de inscrição para participar do ENEM será de R$ 35,00, o valor não deve ser alterado para este ano. Alunos que estão concluindo o ensino médio em escolas públicas são isentos do pagamento. Estudantes carentes concluintes do ensino médio em escolas privadas, e egressos que já concluíram seus estudos, podem preencher uma declaração de carência disponível no sistema de inscrição, para tentarem a isenção da taxa.

Os documentos necessários para inscrição do ENEM 2012 incluem RG e CPF, portanto, se você ainda não possui, ainda há tempo de providenciar. Informações como nome completo do candidato, data de nascimento, endereço e CEP, também são necessárias.

O calendário do ENEM 2012 deverá ser divulgado ainda no primeiro semestre de 2012. Comece já a se preparar e reservando um tempo a mais para seus estudos. Amadureça a ideia de qual curso pretende fazer e analise as instituições que oferecem o suporte necessário para você realizar seu grande sonho.

Aqueles que concluírem seus estudos somente no ano que vem serão os primeiros a terem oportunidade de realizar o ENEM em duas edições. Quem deu essa garantia foi a Presidente Dilma Rousseff. Mais informações das duas edições do ENEM 2013 estão aqui.

Compartilhe esta notícia do Enem com seus amigos!

Receba Atualizações sobre o Enem 2013 por E-mail.

Previous post:

Next post: