ENEM 2012: ENEM INSCRIÇÃO 2012

30/05/2012

Inscrição ENEM 2012: Estão abertas as inscrições ENEM 2012! Os interessados em participar desta edição do Exame Nacional do Ensino Médio terão até às 23h59min do dia 15 de junho para efetuarem suas inscrições. As provas deste ano serão realizadas nos dias 03 e 04 de novembro, sábado e domingo. São esperados mais de 5,8 milhões de inscritos.

O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) permanecerá responsável pela organização do Exame. O ministro da educação, Aloizio Mercadante, garantiu que o trabalho feito busca um ENEM cada vez mais seguro. Haverá um aperfeiçoamento na correção das redações que terá dois corretores, uma terceira pessoa e, como instância final, uma banca examinadora. Entenda melhor sobre as novas regras do ENEM 2012 clicando aqui.

Saiba como fazer sua inscrição do ENEM:

As inscrições para o ENEM 2012 devem ser feitas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/.

O participante precisa ter em mãos os números do seu CPF e do documento de identidade (RG), que são obrigatórios para a efetivação da inscrição. Outras informações são exigidas, como: nome completo, e-mail, endereço, situação escolar, informação sobre a escola (para quem ainda esteja cursando o ensino médio), perfil socioeconômico.

É no momento da inscrição ENEM 2012 que o candidato informa qual o idioma escolhido para a prova de língua estrangeira. Caso precise, também deve ser informada a necessidade de atendimento diferenciado e/ou específico. Quem estiver fazendo as provas com intuito de obter a certificação de conclusão do ensino médio também deverá informar tal pretensão e indicar uma das instituições certificadoras que estará autorizada a receber seus dados cadastrais e resultados para fins de certificação.

A taxa de inscrição do ENEM 2012 é de R$ 35,00, exceto para concluintes do ensino médio em escolas da rede pública e para quem tenha declarado carência, pedindo a isenção do pagamento no ato da inscrição. É gerado um boleto que deverá ser pago até o dia 20 de junho. As inscrições dos participantes não isentos serão confirmadas após o pagamento da taxa. Para quem tiver declarado carência, a confirmação só é dada depois de a situação ser analisada e deferida. A pessoa é responsável por todas as informações prestadas.

Todos os inscritos irão receber em seus endereços o cartão de confirmação da inscrição, contendo data, hora, local de prova, número de inscrição e demais informações adicionais.

Recuperação de senha, reimpressão do boleto e acompanhamento da situação da inscrição são ações que estarão disponíveis no mesmo endereço de inscrições.

Você ainda tem cinco meses para continuar se preparando. Veja algumas dicas para o ENEM 2012.

O edital do ENEM 2012 já está disponível!

Previous post:

Next post: