ENEM 2012 Conteúdo Matérias e Assuntos

21/02/2012

ENEM 2012 Conteúdo Matérias e Assuntos

O que cai no ENEM 2012? Quais as matérias do ENEM 2012? Quais são os conteúdos e assuntos cobrados na prova do Enem? Essas são algumas das perguntas feitas pelos estudantes quando tem início sua preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio. Com esse artigo vamos tentar esclarecer pontos interessantes sobre o assunto. Nosso objetivo é ajudar o leitor que busca informações sobre o conteúdo das provas do ENEM 2012.

É de inteira responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) organizar tudo aquilo que envolve o ENEM 2012. A partir de 2009 as provas ganharam um novo formato e passaram a ser realizadas em dois dias. As provas estão organizadas em questões de múltipla escolha, com 5 alternativas cada (A, B, C, D, E), sobre Português, Literatura, Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, Sociologia, Filosofia, Linguagem Estrangeira (Inglês ou Espanhol), totalizando 180 questões mais a redação.

Em outras palavras, matriz de referência do Enem 2012 é que vai trazer o conteúdo, matérias e assuntos do Enem. Na matriz de referência estão descritos os eixos cognitivos, as competências de área e habilidades que o estudante tem que demonstrar ao responder as questões do Enem. Também estão descritas as competências e habilidades a serem demonstrados na redação. As áreas de conhecimento que compõe o conteúdo do Enem 2012 são: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Veja aqui a matriz de referência completa do Enem 2012 que será cobrada na prova, de onde você poderá traçar seu planejamento de estudos para o Exame deste ano.

É importante ainda saber que o ENEM é um exame dá prioridade a leitura e interpretação de textos. São usadas muitas charges, recortes de revistas ou jornais, publicidades, textos da internet, exigindo conhecimentos sobre figuras de linguagens, mas principalmente uma atenção maior no que diz respeito à identificação de aspectos nesses textos. As cinco primeiras questões são de interpretação de texto em língua estrangeira. Sempre aparecem alguns quadros e imagens de obras de arte ou trechos de obras de movimentos literários do Brasil.

Questões da área de exatas cobram execução de cálculos que exigem considerável concentração, como cálculo de área, volume, perímetro, força, aceleração e velocidade, voltados para solução de probelmas cotidianos. Geometria e planos cartesianos também estão sempre presentes. As questões de Química e Biologia envolvem conhecimentos práticos que possibilitam avaliar o entendimento de fenômenos naturais, de saúde pública, científicos e tecnológicos. História Geral e do Brasil, além de fenômenos naturais da Geografia, são matérias que caem no ENEM 2012 buscando avaliar o grau de compreensão do estudante da sociedade, nos eixos político, histórico, econômico, cultural e social da humanidade.

O mais importante é que o candidato estude de verdade, sempre se mantendo informado sobre questões de ética, cidadania, democracia e acontecimentos do mundo atual. Fazendo isso, o resultado do Enem 2012 será vitorioso, tanto nas provas objetivas, quanto na redação. Bons estudos!

Previous post:

Next post: