ENEM 2012 – COMO SÃO CALCULADAS AS NOTAS DO ENEM

28/10/2012

COMO SÃO CALCULADAS AS NOTAS DO ENEM 2012

Como calcular a nota do ENEM 2012? Esta é uma pergunta comum entre a maioria dos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Por isso resolvemos fazer este artigo, com intuito de tentar esclarecer o método que será utilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) no cálculo da pontuação do ENEM 2012.

Antes de qualquer coisa, é importante deixar bem claro que o Exame é dividido em cinco partes, cada uma com sua nota. Quatro delas compreendem as questões objetivas de múltipla escolha, das seguintes áreas de conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias. A última parte é a redação. Cada área vale de 0 a 1.000 pontos, assim como a redação.

O INEP utiliza um método diferente dos vestibulares tradicionais durante a correção das provas, chamado de Teoria da Resposta ao Item (TRI). O TRI não leva em conta apenas a somatória do número de questões que o candidato acertou. Fatores como coerência do desempenho e grau de dificuldade dos itens corretos também são levados em consideração. O padrão de resposta de cada participante estabelece o peso utilizado nos acertos.

Sendo assim, é comum existir casos em que várias pessoas com o mesmo número de acertos possuam notas diferentes ou, até mesmo, aparecer uma nota final maior em uma área com um menor número de alternativas corretas. O método é utilizado tenta valorizar o desempenho de participantes que “chutam” menos. Se um aluno acerta questões difíceis, mas erra questões fáceis dentro da mesma área de conhecimento, é sinal que existiu “chute”.

Portanto, torna-se praticamente impossível calcular com exatidão a pontuação analisando apenas o gabarito do ENEM 2012, sendo que a quantidade de acertos não é o único fator determinante na nota do ENEM 2012.

No caso da redação, a avaliação é feita por uma banca de examinadores e são levadas em consideração cinco competências diferentes (cada uma no valor de 200 pontos): Domínio padrão da língua escrita, compreensão da proposta da redação e aplicação dos conceitos das áreas de conhecimento, interpretação e organização de fatos e argumentos em defesa de um ponto de vista, conhecimento dos mecanismos linguísticos, proposta de solução para o problema abordado.

Tão logo calculado o resultado do ENEM 2012, o INEP irá divulgar em seu site o boletim de desempenho individual do ENEM 2012, com a nota dos participantes nas quatro áreas de conhecimento e na redação. Para fazer a consulta, é necessário informar o número de inscrição e senha, ou CPF e senha.

Quem não tirar zero na redação pode participar do SISU e tentar uma vaga em Universidades Federais do Brasil. Participantes com média maior ou igual a 400 pontos poderão concorrer a uma bolsa de estudo pelo PROUNI.

Previous post:

Next post: