ENEM 2011: NOTAS E PONTUAÇÃO COMO CALCULAR

19/12/2011

ENEM 2011: NOTAS PONTUAÇÃO COMO CALCULAR

Faltando poucos dias para a divulgação do resultado do Enem 2011, alguns estudantes ainda manifestam dúvidas com relação às notas do Enem 2011 e sua fórmula de cálculo. Neste artigo tentaremos relembrar algumas informações já difundidas sobre a pontuação do Enem, seus pesos e determinantes.

A compreensão da composição da prova do Enem é primordial para o entendimento do resultado e nota do Enem 2011. A prova do Enem é composta por quatro provas objetivas e uma redação. As provas são correspondentes às áreas de conhecimento Ciências da natureza e suas tecnologias, Ciências humanas e suas tecnologias, Linguagens, códigos e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias que, por sua vez, englobam os componentes curriculares de História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Química, Física, Biologia, Língua Portuguesa, Literatura, Inglês ou Espanhol, Artes, Educação Física, Tecnologias da Informação, Comunicação, Matemática.

Cada prova é composta por 45 questões e a redação deve ter entre 7 e 30 linhas escritas. Cada prova equivale a 1000 pontos e a redação, outros 1000 pontos. No entanto, o diferencial do Enem está na forma com que se dá o cálculo destes pontos, através da Teoria da Resposta ao Item (TRI).

A TRI já salvou o Enem em diversas ocasiões, inclusive o Enem 2011, na última ação na justiça que pedia sua anulação. Acontece que a TRI – Teoria da Resposta ao Item é um método de avaliação que se propõe a avaliar o nível de conhecimento do candidato (proficiência), diferentemente das provas elaboradas a partir da teoria clássica dos testes, que avaliam somente a quantidade de acertos. Tal como explica uma nota técnica divulgada pelo INEP, a TRI possibilita a comparação das notas do Enem entre os anos e a aplicação do Enem várias vezes por ano.

A TRI no Enem possibilita ainda levar em conta não apenas o número de acertos, mas também a o padrão de resposta dos candidatos, que resultará em pesos diferentes para cada acerto. Desta forma, candidato diferentes podem ter o mesmo número de acertos e notas diferentes. Ou seja, como o resultado individual do Enem 2011 depende do universo de estudantes avaliados, a nota do Enem 2011 só será conhecida no momento da divulgação do resultado do Enem 2011.

Os resultados do Enem 2011 serão divulgados na página do Inep, no endereço eletrônico www.inep.gov.br, no até o dia 04/01/2012. Os resultados individuais do Enem 2011, poderão ser acessados mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha do Enem do candidato.

Previous post:

Next post: