DICAS PARA O ENEM 2012

27/02/2012

DICAS PARA O ENEM 2012

O presente artigo tem como principal objetivo trazer algumas dicas para o ENEM 2012. Criado em 1998 pelo Ministério da Educação (MEC), o Exame Nacional do Ensino Médio servia para avaliar as competências e habilidades dos alunos que concluíam seus estudos. A partir de 2009 ele se tornou o principal meio de acesso às instituições de nível superior. Até 2012 será realizado apenas uma vez no ano, mas a partir de 2013 já contará com duas edições anuais.

A primeira dica é conhecer desde já o site do INEP, enem.inep.gov.br. Nele são processadas todas as publicações oficiais relativas ao Enem.

Com a aproximação do período de Inscrições ENEM 2012, provavelmente nos meses de maio e junho, os estudantes já buscam dicas para ENEM 2012. Quem começa a se preparar desde cedo, certamente encontrará muito menos dificuldade do que aqueles candidatos que costumam deixar tudo para a última hora. Ainda terão 8 meses até chegar a data das provas, que serão aplicadas nos dias 03 e 04 de novembro.

Além de começar a estudar desde então, é importante que o candidato pratique o hábito da leitura visando desenvolver a interpretação de textos, pois muitas questões exigem isso, além de servir como uma ferramenta essencial para a redação. O tema da redação do ENEM 2012 deve seguir o mesmo caminho das edições anteriores, dando importância à reflexão, raciocínio, e análise crítica da pessoa frente a assuntos de ordem política, social, ou cultural.

Quanto mais conhecimento acumulado, maior a chance do candidato alcançar seu objetivo. Só que o preparo não deve ser apenas esse. Tentar manter a calma e a concentração nos momentos de prova também é válido. Tensão e falta de concentração não ajudam em nada, muito pelo contrário, só servem para atrapalhar. É permito que o estudante leve algumas coisas para consumir durante as horas de exame. Portanto, prepare uma garrafinha com água, barra de cereal, bombom, chiclete, bala, enfim, aquilo que achar necessário para auxiliá-lo enquanto estiver dentro de sala.

Tenha uma atenção redobrada para não esquecer daquilo que você precisa levar para fazer as provas. Documento de identificação com foto, cartão de confirmação de inscrição contendo o endereço e número da sala, além da caneta esferográfica de tinta cor preta, que sempre falha (leve mais de uma), devem ser lembrados. Em breve publicaremos mais dicas para o Enem 2012. Até lá, prepare-se, e boa sorte!

Previous post:

Next post: