CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ENEM 2012

09/07/2012

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ENEM 2012

Conteúdo Programático Enem 2012: Atenção! O edital do ENEM 2012 divulgado no mês de maio através do Diário Oficial da União (DOU) é o meio mais adequado para conhecer o conteúdo programático do Enem 2012. Através do edital, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), por meio de seu presidente, Luiz Cláudio Costa, apresentou os assuntos, conteúdos, matérias e áreas do conhecimento que serão cobrados no Exame Nacional do Ensino Médio deste ano. As novas regras do Enem também devem ser levadas em conta.

Muita coisa permanece sem alterações. As provas serão aplicadas em um sábado e um domingo (03 e 04 de novembro), com início às 13 horas (horário de Brasília), duração de 4h 30min no primeiro dia e de 5h 30min no segundo. As provas terão 45 questões de múltipla escolha em cada área de conhecimento, com um total de quatro áreas e 180 questões. O INEP recomenda que os candidatos cheguem com uma hora de antecedência. É obrigatória a apresentação de documento de identificação com foto e utilização de caneta esferográfica preta (com material transparente).

No dia 03 os candidatos terão que resolver questões da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia), e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (química, física e biologia). No segundo dia será aplicada a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física, tecnologias da informação e comunicação), e Matemática e suas Tecnologias (matemática), além da redação de caráter dissertativo-argumentativo.

A redação do ENEM 2012 também é um item importante do conteúdo programático do Enem 2012. Neste ano ela será avaliadas por dois corretores e, caso necessário, um terceiro e, ainda, uma banca examinadora. A discrepância tolerada será de 200 pontos, ou 80 pontos em qualquer uma das cinco competências. Os participantes poderão requerer vista de suas provas, exclusivamente para fins pedagógicos, após divulgação do resultado.

Inscrições Encerradas

As inscrições do ENEM 2012 estiveram abertas das 10h do dia 28/05 até às 23h59min de 15/06. A taxa de inscrição, no valor de R$ 35,00, deverá ser paga em uma agência do Banco do Brasil até o dia 20/06. Os candidatos puderam pedir isenção e quem cursa o último ano do ensino médio em escola da rede pública estava automaticamente isento do pagamento da taxa. Atualmente, as inscrições do Enem 2012 já estão encerradas.

O Exame permanecerá sendo utilizado nos programas PROUNI, FIES, Ciência sem Fronteiras e SISU. Quem pretende obter a certificação de conclusão do Ensino Médio deverá, no ato da inscrição, indicar a Instituição Certificadora em que pleiteará a certificação e tirar nota mínima de 450 pontos nas quatro provas e 500 na redação.

Os gabaritos serão divulgados no dia 07 de novembro. O resultado do ENEM 2012 poderá ser consultado a partir do dia 28 de dezembro.

O Cartão Definitivo de inscrição, local de prova e acesso ao resultado do Enem, tão logo estiverem disponíveis poderão ser vistos neste link. Será solicitado o seu CPF e a senha cadastrados no ato da inscrição, portanto, fique atento e guarde bem estes dados.

Entenda melhor as novas regras do ENEM 2012 clicando aqui! Leia o edital do ENEM 2012 para saber todos os demais detalhes sobre o conteúdo programático do Enem 2012.

Previous post:

Next post: