CONTEÚDO DO ENEM 2011

02/08/2011

CONTEÚDO DO ENEM 2011

O conteúdo do Enem 2011 cobrado nas provas é, basicamente, representado pelos componentes da grade curricular do Ensino Médio das escolas públicas e particulares. Os componentes curriculares do conteudo do Enem 2011 são os mesmos ministrados nas escolas: Português, Matemática, Literatura, Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física, Química, Física, Biologia, História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

Na prova do Enem, estes conteúdos estão representados pelo Banco Nacional de Itens do Exame Nacional do Ensino Médio, elaborado por professores das universidades federais e da rede pública estadual, municipal e dos institutos técnicos federais.

  • Pode ser utilizado no SiSU para concorrer a uma vaga em universidades federais;
  • É requisito para inscrição e critério de seleção de bolsas do Prouni;
  • É requisito para obtenção de financiamento do Fies;
  • Pode ser utilizado para obtenção de certificado de conclusão do ensino médio.

Conteúdo da Prova do Enem 2011

O conteúdo do Enem 2011 será cobrado através de quatro provas objetivas contendo um total de 180 questões mais a redação. As provas contém cada uma 45 questões que abrangem as seguintes áreas de conhecimento:

  1. Matemática e suas Tecnologias,
  2. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação,
  3. Ciências Humanas e suas Tecnologias e
  4. Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

O Enem 2011 é elaborado com base na Teoria da Resposta ao Item. Esta metodologia de avaliação significa que as questões recebem pesos diferentes em função do número de acertos e erros obtidos pelo participante.

Decorar simplesmente os conteúdos do ensino médio não será eficaz para o participante. É preciso que o mesmo saiba interpretar e julgar os ítens propostos aliando conhecimentos teóricos e práticos. Uma leitura sistemática de jornais e revistas, juntamente com livros didáticos do ensino médio é a opção mais equilibrada para uma boa preparação e assimilação dos conteúdos do Enem 2011.

Mas o mais importante deverá ser observado na data do Enem 2011: Manter a calma, ler tranquilamente as questões e preencher os cartões-resposta de maneira organizada e atenta é a melhor maneira de superar os conteúdos cobrados no Enem 2011. Fica a dica.

Previous post:

Next post: