COMO USAR A NOTA DO ENEM 2012 NO SISU 2013

08/01/2013

COMO USAR A NOTA DO ENEM 2012 NO SISU 2013

Exclusivamente através das notas do Enem 2012, estão abertas as inscrições do Sistema de Seleção Unificada – Sisu 2013, que oferece 129.279 vagas, distribuídas em 3.751 cursos em 101 instituições públicas de todo o país.

Como dito acima, podem concorrer às vagas somente os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2012, que teve suas provas aplicadas nos dias 03 e 04 de novembro. Porém, os estudantes que tenham tirado nota zero na redação do exame estão automaticamente excluídos do programa.

Para se inscrever é necessário acessar o site oficial do Sisu, disponível no endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br, e informar número de inscrição e senha cadastrados no Enem 2012. Em caso de perda será possível recuperar estes dados através do site oficial do exame.

Cada estudante pode escolher duas opções de curso e deve especificar de que forma deseja concorrer à vaga – pela Ampla Concorrência, pela Lei de Cotas ou pelas Ações Afirmativas que podem ser adotadas a critério das instituições.

As vagas oferecidas na Ampla Concorrência e nas Ações Afirmativas já são comuns nas seleções do Sisu, desde a sua primeira edição, no primeiro semestre de 2010. Já as vagas reservadas pela Lei de Cotas são uma novidade neste ano de 2013. A lei prevê que instituições federais reservem, já em 2013, pelo menos 12,5% das vagas para estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas da rede pública. O percentual deverá ser de 50% até o ano de 2016.

A partir desta terça-feira, 08 de janeiro, o próprio sistema apresentará aos candidatos as notas de corte, que são as menores notas selecionadas dentro das vagas até o final do dia anterior. As notas de corte servem para dar uma noção aos estudantes da pontuação necessária para ser selecionado em cada um dos cursos. Nos dias 09, 10 e 11 de janeiro as notas serão atualizadas, a partir das 02h00m.

O cronograma oficial, apresentado no dia 26 de dezembro de 2012, antes do resultado do Enem 2012, prevê que a primeira chamada será realizada no dia 14 de janeiro e os estudantes pré-selecionados devem entrar em contato com as instituições para tomarem conhecimento dos procedimentos para matrícula, que poderá ser realizada entre os dias 18 e 22 de janeiro.

A segunda chamada está prevista para o dia 28 de janeiro, com prazo para matrícula nas instituições entre os dias 01 e 05 de fevereiro.

Candidatos que não tenham sido selecionados nas duas chamadas realizadas pelo sistema ou que tenham sido selecionados para a segunda opção de curso, independente se efetuaram ou não matrícula, poderão ainda manifestar interesse em participar da Lista de Espera, entre os dias 28 de janeiro e 08 de fevereiro, também através do site oficial do Sisu.

Os candidatos poderão participar da lista de espera somente com a primeira opção de curso. A lista será divulgada pelo sistema e a partir do dia 18 de fevereiro as próprias instituições poderão realizar suas chamadas para ocupar vagas que ainda não tenham sido preenchidas.

Os candidatos que participarem do Sisu também poderão usar a nota do Enem 2012 para concorrer às vagas do Prouni 2013, que têm inscrições previstas ainda para o mês de janeiro.

Previous post:

Next post: