Como será calculada a Nota do Enem 2014

31/10/2013

Como será calculada a Nota do Enem 2014

Neste fim de semana mais de 7,1 milhões de estudantes estão participando da maior edição Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), um número recorde de participantes para concursos e vestibulares brasileiros. Mas, ao contrário dos processos seletivos tradicionais, as provas de múltipla escola do Enem 2014 são elaboradas segundo uma metodologia que vai além da simples soma de acertos das questões.

A Nota do Enem 2014 será calculada a partir da Teoria de Resposta ao Item (TRI). A média não leva em conta apenas a quantidade de acertos, mas o número de questões por nível de dificuldade em cada prova e as demais características dessas questões, tentando desprezar a possibilidade de chutes. Com a TRI é comum que candidatos acertem o mesmo número de questões, mas cheguem a pontuações diferentes.

Uma dúvida que surge sobre a TRI é o fato de que é impossível o aluno tirar nota 1.000 na prova de múltipla escolha. Porque através dessa metodologia, mesmo que o aluno acerte todas as 45 questões de cada prova, sua nota nunca será 1.000. Da mesma forma, um candidato que erre todas as questões não acaba com a nota zero. Isso acontece porque a nota não retrata o desempenho individual do candidato, mas a posição que ele ocupou na escala de proficiência onde todos os candidatos são incluídos.

Correção e Notas da Redação

A nota obtida na redação é feita baseada em cinco competências, sendo que cada uma dessas competências tem o valor máximo de 200 pontos, as cinco juntas totalizam a nota máxima da redação do Enem 2013 que é de 1000 pontos. São essas competências: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita; compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo; seleção e organização das informações; demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto; e elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturais.

A nota final da redação corresponde à média aritmética simples das notas atribuídas por dois corretores. Caso haja diferença de 100 pontos ou mais na nota final atribuída pelos corretores (em uma escala de 0 a 1.000), ou de 80 pontos ou mais em pelo menos uma das competências, a redação passará por um terceiro corretor, em um mecanismo que o Inep chama de "recurso de ofício". Se a discrepância persistir, uma banca certificadora composta por três avaliadores examinará a prova.

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no site http://enem.inep.gov.br/ até 30 de outubro. Os candidatos poderão acessar os resultados individuais do Enem 2014 provavelmente no mês de dezembro, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no site do Enem.

Previous post: