Como se Inscrever no Enem 2013

03/04/2013

Como se Inscrever no Enem 2013

Como se inscrever no ENEM 2013? Os estudantes que pretendem participar do próximo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) precisam saber dos detalhes sobre como efetuar as inscrições. Para isso, escrevemos este artigo com objetivo de tirar suas dúvidas sobre o assunto. O processo é bem tranquilo, mas exige alguns cuidados.

Seguindo o mesmo rumo das edições anteriores, o Exame deste ano será realizado no fim do ano, provavelmente no mês de novembro. As provas serão aplicadas em dois dias (sábado e domingo). No primeiro devem ser resolvidas questões de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, em um prazo de 4 horas e 30 minutos. No segundo, com uma hora a mais de duração, serão aplicadas as questões de Linguagens e Matemática, além da redação. Ao todo, são 180 questões.

Inscrição ENEM 2013

O período de inscrições do ENEM 2013 será conhecido tão logo for divulgado, pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o edital com as regras e o cronograma desta edição do Exame. A expectativa é de que o prazo para os registros dos interessados esteja entre os meses de maio e junho.

Exclusivamente dentro do período estipulado, o estudante deve acessar o site oficial do ENEM, que é o único meio disponível para efetuar a inscrição. Na ocasião, tenha em mãos os números do seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) e documento de identidade (RG), nome e endereço completo. Também é necessário prestar algumas informações sobre a situação escolar, perfil socioeconômico, necessidade de atendimento especial e eventual desejo de obter o certificado do ensino médio com a nota do ENEM 2013. Durante o cadastro o candidato deve escolher qual o idioma para as questões de língua estrangeira (inglês ou espanhol).

Os portões dos locais de prova do ENEM 2013 serão abertos ao meio dia (horário de Brasília/DF) e fechados exatamente às 13 horas. Não é tolerado nenhum atraso. É durante as inscrições que os candidatos escolhem qual a melhor cidade para fazer as provas. Somente municípios com condições e alto número de inscritos são disponíveis.

O valor da taxa de inscrição do ENEM 2013 deverá ser mantido em R$ 35,00. Haverá um prazo estipulado para o pagamento e quem não cumpri-lo terá a inscrição invalidada. Estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas da rede pública estão automaticamente isentos. Pessoas de baixa renda podem declarar carência no ENEM 2013, no momento da inscrição.

Já começou a se preparar? Adquira já o seu CD-Rom apostila digital ENEM 2013 e bons estudos!

Compartilhe esta notícia do Enem com seus amigos!

Receba Atualizações sobre o Enem 2013 por E-mail.

Previous post:

Next post: