Como Fazer Inscrição Para o Enem 2013

31/01/2013

INSCRIÇÕES ENEM 2013

Como fazer inscrição para o ENEM 2013? Criado para avaliar os estudantes concluintes do ensino regular, o Exame Nacional do Ensino Médio ganhou novo formato a partir de 2009. Desde então ele assumiu o papel de ser a principal porta de acesso ao ensino superior no Brasil. Leia este artigo e saiba como se inscrever no ENEM 2013.

A cada edição que passa, o número de inscritos no Exame vem crescendo. Isso se deve ao fato de as notas das provas servirem de critério para: Inscrição no SISU (Sistema de Seleção Unificada), inscrição no PROUNI (Programa Universidade para Todos), participação no Ciência sem Fronteiras e obtenção do certificado de conclusão do ensino médio.

Como se inscrever no ENEM 2013?

O cadastro é feito exclusivamente no portal do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Para se inscrever é preciso informar o número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas), RG (identidade), nome completo, endereço, local preferido para realização das provas, situação escolar, informações sobre a escola (para candidatos que ainda estiverem cursando o ensino médio), perfil socioeconômico e idioma escolhido para a prova de língua estrangeira.

As inscrições do ENEM 2013 devem começar no mês de maio, prosseguindo até junho. As provas serão aplicadas no fim do ano, em dois dias (sábado e domingo). No primeiro dia os participantes terão que resolver 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias, e 45 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No domingo será aplicada a mesma quantidade de questões para as áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias; além da redação.

Candidatos portadores de deficiência precisam informar a situação no ato da inscrição. Os interessados em obter a certificação do ensino médio também deverão informar tal interesse, além de indicar a instituição certificadora autorizada para receber todos seus dados cadastrais e resultados.

Uma taxa de inscrição será cobrada, provavelmente no valor de R$ 35,00. Concluintes do ensino médio em escolas públicas são isentos do valor. Estudantes de baixa renda terão o direito de declarar carência no ENEM 2013, pedindo isenção do pagamento.

O Ministério da Educação (MEC) e o INEP também distribuirão o guia do participante do ENEM 2013 para todos os inscritos. O documento serve para tornar o mais transparente possível a metodologia da redação e o que se espera de quem faz toda a prova.

Não é cedo para começar a se preparar para o Exame, adquira já seu CD-Rom com a apostila digital do ENEM 2013!

Compartilhe esta notícia do Enem com seus amigos!

Receba Atualizações sobre o Enem 2013 por E-mail.

Previous post:

Next post: