CERTIFICADO ENSINO MÉDIO ENEM 2011

16/11/2011

CERTIFICADO ENSINO MÉDIO ENEM 2011

ENEM 2011: Hoje falaremos como é o processo de obtenção do certificado ensino médio ENEM 2011. Existem ainda algumas dúvidas sobre o tema e procuraremos esclarecê-las de forma a orientar os estudantes interessados em obter o Certificado de conclusão do Ensino Médio com o Enem 2011.

É perfeitamente possível concluir o ensino médio com o ENEM 2011. O certificado, contudo, não é fornecido pelo INEP, órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pelo ENEM. A certificação é possível através de convênio de cooperação técnica firmado entre o MEC e as secretarias estaduais de educação e demais instituições. Este convênio permite que as instituições e órgãos acessem o resultado do Enem 2011, na base de dados do INEP e forneçam o certificado de conclusão do ensino médio, desde que o interessado também concorde.

Isto está previsto no Edital do ENEM 2011 já na página número 2 da seguinte forma:

“1.8 Facultar-se-á a utilização dos resultados individuais do Enem para:

1.8.1 A certificação, pelas Instituições Certificadoras listadas no Anexo I deste Edital, no nível de conclusão do Ensino Médio;

1.8.2 A utilização como mecanismo de acesso à Educação Superior ou em processos de seleção nos diferentes setores do mundo do trabalho.”

Porém, nem todo estudante está habilitado a requerer a certificação de conclusão do ensino médio pelo Enem. O requisito a ser observado é que o estudante interessado deve ter feito, no ato da inscrição, a opção de obter o Certificado do Ensino Médio pelo Enem 2011.

Desta forma as instituições certificadoras poderão acessar os resultados do ENEM 2011  e fornecer o certificado. O INEP mantém armazenados os resultados individuais do ENEM 2011 para este fim e outros fins por até 2 anos. Lembrando que não será o INEP que emitirá o certificado e sim a instituição responsável escolhida pelo estudante. É também o próprio estudante que deve se dirigir às secretarias de educação e demais instituições para requerer o certificado.

Os resultados do ENEM 2011 para este e outros fins, segundo a previsão do INEP, estarão disponíveis a partir de 04 de janeiro de 2011.

Previous post:

Next post: