Certificado do Ensino Médio Enem 2013

07/02/2013

Certificado ensino médio ENEM 2013: Todos já sabem da importância do Exame Nacional do Ensino Médio no que diz respeito ao acesso às instituições de ensino superior do nosso país. Mas, além disso, o Exame também oferece outras possibilidades aos seus candidatos. Um exemplo é a certificação do ensino médio ENEM 2013.

Antes das mudanças implantadas no ano de 2009, o Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) era quem atuava nessa área. Foi a partir do referido ano que o certificado de conclusão do ensino médio passou a ser disponibilizado aos participantes do ENEM.

O que fazer para conseguir o Certificado do Ensino Médio ENEM 2013?

Antes de mais nada, ao se inscrever no ENEM 2013 é preciso marcar a opção que indica o interesse em obter a certificação. Tal artifício só é permitido a quem completar 18 anos até o primeiro dia de realização das provas do Enem 2013. Quem tiver a permissão precisa obter, no mínimo, 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza), além de 500 pontos na redação.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão responsável pela realização do Enem 2013, é quem envia os dados e as notas para as secretarias e instituições certificadoras que trabalham na emissão do documento. O estudante é quem escolhe a instituição. O último balanço feito registrou 27 secretarias e 378 institutos cadastrados. A lista de todas as instituições certificadoras do Enem pode ser vista aqui.

Após escolher a instituição certificadora, a pessoa deve ir até ela portando os seguintes documentos:

  • Carteira de identidade e CPF (cópias e originais);
  • Comprovante de endereço com CEP;
  • Histórico escolar e certificado de conclusão do ensino fundamental (cópia e original);
  • Boletim individual de resultados expedidos pelo INEP referentes ao último ENEM (cópia);
  • Declaração individual, devidamente assinada, que ateste não haver concluído o Ensino Médio (expedida pela secretaria ou instituição certificadora);
  • Declaração individual, devidamente assinada, que autorize a utilização do resultado do ENEM (expedida pela secretaria ou instituição certificadora).

Continue visitando o site do Enem 2013 e permaneça atento. Tão logo for divulgado o cronograma oficial, passaremos as informações sobre o período de inscrições do ENEM 2013.

Compartilhe esta notícia do Enem com seus amigos!

Receba Atualizações sobre o Enem 2013 por E-mail.

Previous post:

Next post: