Boleto do Enem 2013

26/02/2013

Boleto do Enem 2013

Imprimir boleto ENEM 2013: Muitos candidatos que se inscrevem têm dúvidas em como gerar o boleto do Exame Nacional do Ensino Médio. Neste artigo iremos falar sobre o referido assunto, abordando também a questão da isenção do valor referente à taxa de inscrição.

Quando o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgar o edital com as normas e o cronograma do Enem deste ano, será possível observar qual o prazo final para o pagamento da taxa que, se for mantido o valor das edições anteriores, será de R$ 35,00.

As inscrições do ENEM 2013 devem ser realizadas no site oficial do INEP através do endereço eletrônico  http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao/, dentro da data estabelecida. No registro, o candidato precisa informar o nome completo, números do RG e CPF, endereço e CEP, local onde deseja realizar as provas e a língua estrangeira escolhida para o teste. Seguindo todos estes passos, o próprio sistema irá gerar de forma automática o boleto bancário do valor correspondente.

O documento se chama GRU (Guia de Recolhimento da União). Ele deve ser impresso ao fim da inscrição e pago dentro do prazo previsto, em qualquer agência do Banco do Brasil. O não pagamento do valor implica na eliminação do candidato que, por sua vez, poderá se inscrever normalmente para a próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio.

Quem perder ou não imprimir a GRU após se inscrever, poderá gerar o boleto do ENEM 2013 a qualquer momento no mesmo site. A ação só é permitida dentro do período de inscrição. Para conseguir o novo documento é necessário acessar a página oficial tendo em mãos o número do CPF e a senha. Ao entrar, procure por “Gerar GRU” no fim da página, clique no link e realize a impressão.

Lembrando que os estudantes concluintes do ensino médio em escolas da rede pública não precisam pagar o valor. A isenção do ENEM 2013 também é conferida ao aluno que, ao se inscrever, preenche o formulário a fim de declarar carência.

Permaneça atento a todas as novidades sobre o Enem. Para isto, continue visitando nosso site e leia nossos demais artigos.

Previous post:

Next post: