ASSUNTOS DO ENEM 2012

20/07/2012

Assuntos do Enem 2012

Quais serão os assuntos do ENEM 2012? Os estudantes que buscam se preparar da melhor maneira possível se preocupam em descobrir com antecedência os assuntos caem no ENEM 2012. As provas deste ano serão aplicadas nos dias 03 e 04 de novembro e será seguido o mesmo estilo que vem sido empregado desde 2009, quando o Exame Nacional do Ensino Médio ganhou nova forma.

Quem organiza os assuntos do Enem é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Todo conteúdo programático do ENEM 2012 será cobrado e abordado em 180 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada (A, B, C, D, E). Além das perguntas, o estudante deve fazer uma redação dissertativo-argumentativa de um tema específico que é apresentado somente no momento da avaliação.

Os assuntos do ENEM 2012 estarão divididos em áreas de conhecimento, da seguinte maneira:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, geografia, filosofia, e sociologia;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, física e biologia;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua portuguesa, literatura, inglês ou espanhol, artes, educação física, tecnologias da informação e comunicação;
  • Matemática e suas Tecnologias: Matemática.

Serão aplicadas 45 questões para cada uma das áreas. No primeiro dia (03/11) os participantes terão que resolver as provas das duas primeiras áreas. As questões das duas últimas serão aplicadas no segundo dia (04/11), juntamente com a redação.

As provas exigem interpretação e compreensão de textos, com inúmeras questões que envolvem raciocínio e lógica. Os estudantes precisam se mostrar preparados quanto aos conhecimentos que adquiriu em sala de aula, aos acontecimentos do mundo atual, demostrando sua percepção e entendimento dos assuntos cotidianos. O Enem não deixa de cobrar os conhecimentos básicos, mas a forma com que os cobra é mais analítica.

Este ano será marcado por algumas mudanças no ENEM. Um maior cuidado será tomado na segurança e elaboração das questões. Na prova, a alteração mais marcante será na maneira de corrigir a redação. Uma nova instância de correção será criada e contará com uma banca final de examinadores, liderada por um Doutor.

Acessando o site http://enem.inep.gov.br/ é possível fazer o acompanhamento da inscrição. Para tirar dúvidas sobre mais detalhes do Enem, veja nossos outros artigos sobre vários temas do Exame. Bons estudos!

Previous post:

Next post: