ASSUNTOS DO ENEM 2011

22/07/2011

ASSUNTOS DO ENEM 2011

Assuntos do Enem 2011: Está se aproximando a data do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2011) e a preocupação dos participantes inscritos está nos Assuntos do Enem 2011.

Neste artigo tentaremos traçar um panorama dos assuntos do Enem 2011. Com isso esperamos que os estudantes possam organizar-se e traçar um plano de estudos para garantir uma boa preparação para a prova. Não se trata simplesmente de saber o que cai no Enem, como já discutimos em outro artigo, mas de acumular conhecimentos suficientes para alcançar uma nota satisfatória no Enem 2011.

Aqueles que têm condições já se matricularam em cursinhos especializados no assunto, mas quem não pode está mesmo se preparando em casa através do que aprendeu no Ensino Médio, nos telejornais e nas notícias da Internet.

Nós, particularmente, recomendamos que os participantes busquem os assuntos do Enem 2011 no próprio Edital do Exame divulgado pelo INEP. Vejamos quais as referências existentes no Edital do Enem 2011 sobre os componentes curriculares e as áreas de conhecimento cobrados nas provas:

Áreas de Conhecimentos Componentes Curriculares
Ciências Humanas e suas Tecnologias. História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Química, Física e Biologia.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação. Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.
Matemática e suas Tecnologias. Matemática.

Fonte: Edital do Enem 2011, item 6.1.3

Como é perceptível, a prova do Enem 2011 procura elencar um ou mais componentes currículares do ensino médio cobrados através de 45 questões em cada uma das provas. Desta forma, estes componentes curriculares serão os assuntos do Enem 2011.

Mais do que saber quais são os assuntos cobrados do Enem, os participantes também devem prestar atenção na forma com que estes conteúdos são cobrados. É sobre isso que fala o Anexo III do Edital do Enem 2011, que diz respeito à Matriz de Referência do Enem 2011.

Quanto aos Eixos Cognitivos, os conteúdos do Enem 2011 serão cobrados através de cinco eixos distintos. São eles:

  1. Dominar Linguagens;
  2. Compreender Fenômenos;
  3. Enfrentar Situações-Problema;
  4. Construir Argumentação;
  5. Elaborar Propostas.

Esses são os cinco eixos cognitivos definidos para cada um dos assuntos do Enem 2011. Cada Área do Conhecimento terá também suas respectivas matrizes de referência descritas pelo Edital na forma de competências. São ao todo 30 competências para cada área de conhecimento mais cinco competências específicas da redação, as quais discutiremos em outro artigo.

Recomendo aos participantes do Enem que desejam se aprofundar a respeito dos Assuntos do Enem 2011 que façam download do Edital e promovam uma leitura apurada de seu Anexo III.

Previous post:

Next post: